27 fevereiro 2013

Review - Manga Studio Ex4

Yooo pessoitas \o

Estou aqui para a estreia um novo quadro no Mundo Mangá, o Review, bem para criar esse quadro eu pensei que já que meus tutoriais serão na área de Digital Art, nada mais justo que fazer reviews dos programas utilizados nos tutoriais e claro no final de cada quadro disponibilizar para download o programa para os leitores do blog poderem utilizar também. No entanto disponibilizarei apenas versões Portable pois nos tutoriais utilizaremos os recursos que dão para utilizar tranquilamente nas versões Portable e principalmente pelo fato da minha internet não ser aquelas maravilhas, eu tentei upar a versão Full também mas a internet não ajudou e toda vez que estava nos 98%, mais especificamente na parte 3 dava falha no upload Ç_Ç. E também para ajudar o pessoal que deseja entrar no ramo da Digital Art a escolher um programa que irá trabalhar, pois muitas vezes os programas são ultra pesados e são ruins.
Bem vamos ao nosso review :3


O Manga Studio Ex4 (também conhecido como ComicStudio ou Clip Studio Paint) é um programa distribuído pela Smith Micro nos USA e Celsys no Japão com o intuito de auxiliar na construção de revista em quadrinhos, sendo eles HQs ou Mangás. Nele você encontrará mais de 80 Brushes customizáveis,  possibilidade de pintura digital, suporte de importação e expotação, dentre alguns outros itens como a possibilidade de adicionar profundidade a imagem através de retículas, backgrounds, etc...

Características:  8.8/10

Quando você instala o programa, na primeira inicialização, ele pergunta se você deseja a exibição padrão ou  o assistente de novato (Beginner's Assistant), mesmo que esteja familiarizado com o programa eu recomendo que marquem a segunda opção. Pelo fato de facilitar ainda mais o seu trabalho, pois se optar pela exibição um numero considerável de janelas ficarão abertas e apesar de pequenas podem confundir e atrapalhar o usuário quando ele está fazendo a sua arte.

Na Importação ele tem suporte para importar desde modelos 3D até pegar fotos diretamente da Webcam (TWAIN). Uma vez que a arte da sua página esta quase pronta você tem a possibilidade de adicionar retículas (Screen Tones) e textos com alguns efeitos especiais.

Formato de Arquivos (Exportação): 8.8/10

Exportar o seu arquivo no Manga Studio Ex4 é muito fácil. Basta selecionar Export no menu File e será perguntado sobre qual formato (BMP, JPEG, PNG, TGA, TIFF) que você gostaria de usar. O Manga Studio Ex4 não têm PFI como opções de exportação. Porém antes de escolher o formato que salvará tem-se a possibilidade de escolher se a imagem será salva em Pixels ou Dimensões.

Coloração: 7/10

O Manga Studio Ex4 tem suporte para coloração (ou vetorização se preferir) no entanto a estratégia para pintura é mais recomendável para quem tem tablet ou mesa digitalizadora ou ter uma larga experiência de pintura com mouse.


Interface: 10/10

Interface dele é bem simples, bonita e fácil de trabalhar, os novatos neste programa podem assustar-se de inicio mas nada que o uso contínuo não ajude, as ferramentas são de fácil localização,além dos atalhos no teclado que realmente funcionam.


NOTA GERAL: 8.65


Bem como vocês já devem ter notado no post inteiro eu coloquei o nome do programa inteiro Manga Studio Ex4, bem isto tem um motivo. O motivo é que existe duas versões do Manga Studio 4 a Debut e a Ex4. A diferença entre elas é que a Debut tem menos itens, opções de exportações, etc; a causa disto é porque eles primeiro lançam a versão Debut para depois lançar a versão EX. Exemplo disto pode ser visto no site da Smith Micro onde a um tempo atras lançaram a versão Debut do Manga Studio 5 e para daqui alguns meses, no verão dos EUA lançaram a versao EX5 do Manga Studio.

Para os que desejam ter o programa no seu computador esta aqui abaixo o link, e só clicar na palavra download XD

DOWNLOAD [10MB]

Espero que tenham gostado do novo quadro, e lhes vejo no próximo post XD

PS: O link postado acima foi no 4shared, peço desculpas pois eu sei que necessita de conta para fazer download nele, porém o link anterior que foi postado no mediafire deu problemas com direitos autorais. Esse link não foi upado pelo grupo do Mundo Mangá!!!, no entanto é o mesmo arquivo que upamos no servidor do mediafire.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLÁGIO É CRIME!!!
NÃO PEGUE ESTE POST OU AS IMAGENS CONTIDAS NELE SEM A PERMISSÃO DO AUTOR DO POST OU DA AUTORA DO BLOG, SE CASO PEGAR, COMUNIQUE ATRAVÉS DO EMAIL DO BLOG  E DE OS DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG MUNDO MANGÁ!!!
E-mail: mundomang@gmail.com ou entre na página de contatos e mande a sua mensagem!!!
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. O link não funciona, fala que foi bloqueado por violação aos termos de uso, e bom post Brendon ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado XD
      Estranho O.o até agora pouco estava online D:, bem a todos que deram o mesmo erro nao se preocupe eu irei reupar o arquivo, mas o que deixa mais estranho e que para mim ele esta aparecendo online '-'

      OBS: Reuparei assim que a minha internet voltar ao normal pois depois da chuva que deu ontem aqui na minha cidade o telefone ficou mudo e a internet ficou muito lenta, a ponto de não aguentar três paginas simultaneamente abertas.

      Excluir
    2. Coloquei um Link online agora, mas o probleminha é que é no 4shared, esta tudo no post que eu atualizei após seu comentário ^^.

      Excluir
    3. Valeu cara. Já tentou ligar na operadora da sua net pra saber o que ta acontecendo?

      Excluir
  2. Olá! Conheci seu blog procurando tirar uma dúvida sobre o Manga Studio. Eu baixei o manga studio 5, mas ele não tem nenhum opção de "story", de quadrinho. Isso é pq ele não é EX? Desculpa a pergunta, mas estou estudando-o agora ^^"""... bjs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem primeiramente desculpe a demora para lhe responder e quando ao Manga Studio 5, ele realmente não tem essa opção de Story, a Celsys tirou ele, não sei porque, pois colocou outros itens que não tem nas versões anteriores como o poser e uma ferramenta de pintura mais avançada. Eu lhe recomendo usar o Manga Studio EX4 e o Manga Studio 5, pois em minha opnião o Manga Studio Ex4 é superior para realizar linearts, e o Manga Studio 5 é obviamente superior para finalizar suas artes... Beijos e Obrigado º 3 º

      Excluir
  3. Como faço para instalar os anexos como screentones e balões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia XDD. Antes de tudo obrigado por comentar no post XDD.
      Bem, para você instalar screentones e os balões você tem que ter a versão full, e como foi dito acima na postagem essa é a versão portable. Eu ando pensando seriamente em postar a versão full do programa. No entanto tem como você utilizar algums screentones na portable.
      Aqui mesmo nesta postagem se você for na imagem que tem do tópico "características", clique nesta imagem e você vera que do lado da aba draw, tem a aba tone. e por ali dá para você adicionar algums tones.
      Mas para utiliza-los você deve clicar em "Novo Layer" (Fica do lado direito da tela dos layers, é uma pagininha em branco). E ali você configura os seus screentones º 3 º.
      Quanto aos balões é só instalando os "Materials" mesmo, que só instalará na versão full. Mas nada impede de você desenhá-los usando a ferramenta "Curve", recomendo utiliza-la na grossura de por média de aprox. 0.45, dependendo de sua necessidade.
      Mas não se preocupe caso não tenha entendido, eu farei um tutorial ensinando a mecher nos recursos básicos do Manga Studio XDD

      Excluir
  4. Olá! Tenho uma dúvida sobre o uso do 3D. Não consigo usar, ele só funciona se eu importar modelos? Clico nas figuras, carros, etc., mas nada aparece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael, primeiramente desculpe a demora para responde-lo.

      Bem o 3D no Manga Studio 4/EX 4 trabalha da seguinte forma, na janela Materials (Materiais), que pode ser ativada pela tecla F6, você vai em uma subpasta chamada "MATERIAL" e vai numa subpasta chamada "DEFAUT" e vai numa subpasta dessa subpasta chamada "3DL SAMPLE", para colocar os modelos 3D basta usar o esquema Drag and Drop (arraste e solte) ou clicar na imagem do modelo 3D onde vai surgir outra janela e você clica em "PASTE THIS MATERIAL". Em modelos 3D humanoides você pode configurar a pose, basta entrar na propriedade da camada gerada e configurar, com o botão direito ou dando duplo clique, recomendo estar com a janela Layer aberta, ela ajuda muito, ela é ativada pelo botão F4. Sobre a importação de modelos eu particularmente nunca tentei mas visualizando o esquema de importação do programa ela trabalha com os mais variados modelos indo deste o classico obj até o dxf, mas os modelos tem que estar articulados para funcionar. Fazer a pose de modelos 3D's no Manga Studio 4/EX4 é chatinho mas eu acho mais simples que no Manga Studio 5/EX5. E claro procure ter a versão full do programa que vem com todas as utilidades dele, incluindo os materiais onde inclui o 3D.

      Espero que tenha sido de grande ajuda

      Excluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!