17 junho 2013

26º Tutorial/ Digital Art - Colorindo no Photofiltre Studio X

Yoooooooooooooooo pessoitas :3 \o 

Faz um "tempinho" que não posto Ç_Ç, foi mal gente é que a faculdade está tensa estou em semanas de provas @_@. E antes estava lotado de trabalhos, então espero que me compreendam XDD

Bem hoje falaremos de Pintura Digital mas eu decidi fazer uma série de tutoriais de Pintura Digital, pois cada pessoa identifica-se mais com um programa do que com outros, então farei tutoriais de Pintura Digital com vários programas e claro depois farei um REVIEW do programa no quadro do blog que contem o mesmo nome, disponibilizando-o para download :3.



A imagem escolhida peguei no DeviantArt e no final da postagem colocarei os devidos créditos e o link de acesso para o povo poder pega-la para treinar. Eu a escolhi porque ela pois a considero perfeita para iniciantes na pintura digital :3. Bem deixa de conversa mole e vamos para o que nos interessa \o\

Pre-Passo 1: Abra o programa Photofiltre Studio X e com ele abra a sua imagem (ah vá).

Passo 1: Com a imagem aberta escolha a cor base para a pele de seu personagem, eu utilizarei a cor mais utilizada, mas para conseguir os outros tons de pele é só aumentar ou diminuir a configuração da cor pois normalmente seguem esse parâmetro, claro que devemos lembrar que existe milhares de possibilidades isso é apenas uma das milhares de técnicas que tem para se pintar uma imagem. Utilizando os "fatores" RGB a cor utilizada é a R: 255; G: 206; B: 172. (R = Red = Vermelho, G = Green = Verde, B = Blue = Azul) [ Para acessar a tela que aparece na imagem abaixo basta clicar na área que esta circulada com circulo de cor  azul]



Pré-Passo 2: Crie uma nova Layer, depois vá ao canto direito da tela e clique com o botão direito sobre a nova Layer criada e lhe dê o nome de "Pele".




Passo 2: Feito isto no lado direito click na Layer chamada Background. Agora do lado esquerdo selecione a ferramenta Magic Wand Tool. Use essa ferramenta para selecionar toda a área que sera pintada a cor base da pele.



Pré-Passo 3: Para a sua pintura ficar melhor aderida à imagem você deve antes de pintar ir em Selection>Expand e deixar o valor em 1 e dar OK. (caso você ache necessário pode usar esse recurso quantas vezes forem necessárias)



Passo 3: Clique novamente na camada "Pele", escolha a ferramenta "Fill Toll", o famoso "baldinho", e clique em todas as áreas selecionadas.



Pós-Passo 3: Como pode ter notado ficou algumas partes "pretas" aparecendo bem para a sua pintura ficar melhor isso não pode acontecer, então selecione a ferramenta "Painbrush Tool" e pinte essas áreas.



Pré-Passo 4: Bem muitos devem estar perguntando-se porque fiz isso de pintar tudo, pois isso apaga todas as linhas do desenho e "estraga" o desenho, mas não preocupe-se jovem gafanhoto isso é somente temporário, agora clique com o botão direito do mouse sobre a Layer "Pele" e note que do lado direito da tela do programa surgiu opções que não tinham anteriormente. Selecione em Blend Mode a opção Multiply.



Pré-Passo 4 (Parte 1): Bem a parte base da coloração da nossa pele esta pronta, agora iniciaremos o sombreamento, utilizaremos a mesma camada que pintamos a cor base da pele. Pinturas normalmente tem uma sombra e uma sombra mais escura ainda, porem isto dependera do tipo de imagem que esta pintando e até mesmo a sua criatividade. Repetindo o Passo 1 você mudará o valor do fator RGB  para R: 229; G: 167; B: 144. Lembrando que se usou cor diferente será valor diferente mas com as proporções de mudança de valor parecidas.



Passo 4: Escolha a ferramenta Polygon (para selecioná-la basta clicar na seta que tem na caixa de ferramentas ao lado da tela e procurar na caixa que foi aberta abaixo, na ferramenta polygon) e "circule" a área desejada para ser sombra, não precisa circular toda a área de uma vez pode ir fazendo parte a parte, aos poucos, mas DEVE-SE sempre lembrar que ao final de cada seleção você tem que repetir o Pré-Passo 3. Faça isso ate aquirir o resultado desejado, caso haja necessidade de colocar sombras mais escuras repita o mesmo processo, mas sem esquecer que isso deve ser feito na mesma camada que nomeamos de pele e que a troca de cor deve seguir um padrão de mudança (valores do RGB)  ou o que mais lhe agradar.



Pós-Passo 4: Repita todos os passos desde o Pré-Passo 2 para fazer a pintura dos cabelo e roupas.

Passo Extra: Após terminar sua pintura selecione a ferramenta Blur Tool e passe em todas as camadas que foram usadas para colorir, exceto a que contem a Line Art isso dará um efeito mais "natural" a pintura. No Entanto isso é opcional e tem vastas "combinações"



Aqui esta a pintura feita utilizando o efeito que descrevi no Passo Extra XD:



Sua pintura esta pronta, esse foi o tutorial de hoje pessoal, espero que tenha ficado de bom grado para todos e principalmente de fácil entendimento O3O. O que eu fiz  neste tutorial foi o básico do básico da pintura digital, o photofiltre apesar de ser bastante simples da para conseguir efeitos e pinturas melhores, basta apenas ter paciência e criatividade para conseguir isto. Aqui embaixo esta um exemplo disto que acabei de falar, pois usou a mesma técnica 

Fonte: Deviantart

DICA:  Para os que sentir dificuldade, principalmente na parte de sombreamento eu recomendo que procure o mini-tutorial de sombras que tem aqui no blog, e que comecem a reparar nos animes e também nos capítulos coloridos de seus mangas favoritos, alem dos games baseados nesses animes, comecem por uma imagem simples e também não pense que você será um mestre da pintura digital da noite para o dia, isso é demorado depende apenas da sua dedicação, eu demorei meses até conseguir chegar no nível que estou atualmente, e ainda preciso melhorar e muito, então não desanimem e continue tentando até chegar ao seu objetivo. Por isso não prenda-se apenas a esse tutorial, pesquise outros tutoriais em outros locais, mecha no programa para descobrir coisas novas, pois o Photofiltre tem bastante coisas que da para fazer, apesar de ser considerado por muitos somente o básico mas da para fazer grandes obras e também essa técnica não e a unica que existe, tem várias outras que podem ser até melhores para seus objetivos e também de melhor grado a seus olhos. Então não desistam, nunca desistam pois com esforço e dedicação conseguiram a chegar à seus objetivos. :3


Bem é isso por hoje minha gente XD, então fique com o link da imagem que foi retirado do Deviantart do Zodyack para vocês praticarem. Na minha proxima postagem farei um review do programa photofiltre e logo em seguida ensinarei a pintar em outros programas até mais O3O... THAT'S ALL FOLKS ! (Sempre quis falar isto XB)

Link Imagem: Clique Aqui
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLÁGIO É CRIME!!!
NÃO PEGUE ESTE POST OU AS IMAGENS CONTIDAS NELE SEM A PERMISSÃO DO AUTOR DO POST OU DA AUTORA DO BLOG, SE CASO PEGAR, COMUNIQUE ATRAVÉS DO EMAIL DO BLOG  E DE OS DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG MUNDO MANGÁ!!!
E-mail: mundomang@gmail.com ou entre na página de contatos e mande a sua mensagem!!!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. waau ficou parecendo imagem de anime!
    adorei! um dia eu vou tentar pintar meu desenho assim *--*)b

    Kisses

    http://tsuki-no-shita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado XDD, bem a imagem foi pintada a partir da mesma cena no anime XDD
    logo logo farei um review do programa e disponibilizarei ele para download ai você pode tentar, mas não tem segredo e só seguir o tutorial a risca...

    Kisses O3O

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!