27 novembro 2013

Mini-tutorial - Construção de Cenário (Introdução)



Heeeeeey people \o Tudo de boa º 3 º )?


Então, hoje eu gostaria de falar sobre um tema que foi bastante pedido pelos leitores do M.M a construção de cenários. Como tutorial de cenários é obviamente enorme ele será dividido em partes, ou seja será em forma de mini-tutoriais. Hoje será uma espécie de introdução teórica ao assunto. 


Vocês devem estar se perguntando: "Mas, Brendon você não estava fazendo uma série de tutorial de como pintar com mouse? 

Sim estou, mas são muitos programas e técnicas e ficaria muito monótono fazer apenas postagens de tutorial de pinturas." XDD 



So Let's Go Dudes!!! \o/
Antes de iniciarmos a confecção de um cenário, temos que ter uma ideia da atmosfera que temos que passar, ou da onde a historia contida no desenho irá passar. Por exemplo uma historia na China antiga, ou nos tempos modernos, ou até quer causar uma atmosfera de terror.
Apesar de muitos acharem que, a construção de cenários é algo complicado isso pode ser desmentido por meio de alguns mini-tutoriais. Por isso eu sempre digo: "A construção de cenários é trabalhoso, mas não complicado."

Fonte: deviantart
"Como assim?" Bem, na construção de cenários tem alguns itens que a compõe, que pode tanto acabar com um desenho como deixa-lo genial. É preciso, que o artista tenha um cuidado com iluminação, formas dos elementos que compõe o cenário, como por exemplo: as montanhas, as formas de pedras, folhas e nuvens. E, se avaliarmos vários mangás e fanarts vemos que os traços são de certa forma simples, mudando apenas os detalhes, que fazem uma diferença enorme. Preste atenção na imagem ao lado, ela mostra exatamente isso, se você prestar atenção verá que todos os traços são simples, mas a forma em que eles foram dispostas fez toda a diferença, a presão do traço, a forma que eles entram em harmonia com as outras curvas, faz toda a diferença.                                               

Apesar de hoje ser apenas uma introdução ao tema, e não ter nemhum passo a passo, eu lhes encerro essa pequena introdução com uma dica fundamental avalie bem estruturas reais e estilos de outros artistas, estruturas reais são um ótimo modelo para cenários e auxiliam muito na construção de seu cenário, uma curiosidade é que a escola onde as principais estudam em K-On! realmente existe, o seu design foi feito usando uma escola real. E sobre a questão de ver outros artistas eu recomendo que veja os cenarios feito por Akira Toriyama, pois apesar de ser um estilo totalmente diferente, algo meio futurista misturado com pré-historicismo mostra bem a simplicidade que um cenário pode ser sem perdeu seu charme e importância.
Logo abaixo a curiosidade que comentei acima do anime/mangá K-on!:

   
Fonte: imageshack / zotaku

Heey dudes, por hoje é só, espero que tenham gostado. :) E no próximo episódio de "Construção de Cenários-Parte 1" veremos a construção de árvores.
                                                                                                           See you later!!! \o
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLÁGIO É CRIME!!!
NÃO PEGUE ESTE POST OU AS IMAGENS CONTIDAS NELE SEM A PERMISSÃO DO AUTOR DO POST OU DA AUTORA DO BLOG, SE CASO PEGAR, COMUNIQUE ATRAVÉS DO EMAIL DO BLOG  E DE OS DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG MUNDO MANGÁ!!!
E-mail: mundomang@gmail.com ou entre na página de contatos e mande a sua mensagem!!!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Vish, nem me fale de cenários.
    Meu mangazinho steampunk está meio atrasadão por isso DX Imagine ter que desenhar 10 kg de tubulação e engrenagens na maioria dos quadros? *die*
    Muito bom post ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e desculpe a demora a responder, deu ums problema na minha internet e não computou minah resposta anterior D:
      Bem cenários são mesmos trabalhosos principalmente dependendo do tema steampunk pe um cenário que eu morro de medo de trabalhar pois é algo muiiiiito detalhado, prefiro coisas mais simples de se fazerem :B

      E boa sorte com o seu manga steampunk :D

      Excluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!