21 janeiro 2015

Dicas de Bell- Vida de freelancer iniciante / Ilusões e desilusões


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Como prometido, hoje vou contar a vocês um pouquinho desse ramo.
Lembrando que, esse post será de acordo com a minha visão sobre esse ramo e espero poder esclarecer algumas coisas. E não, não quero destruir seu sonho de ser ilustrador, só quero mostrar algumas coisas que TALVEZ você vá se deparar!
E, sim, tive que refazer esse post algumas vezes, pois, não quero parecer indelicada e principalmente, não quero tocar em coisas muito pessoais que vão além do profissional, (digamos que é uma linha tênue entre o pessoal, pro profissional...)  mas, tentarei colocar algumas coisas sem parecer evasiva.
Entenda que tudo isso vai muito de acordo com a experiência de cada um e quase nunca são as mesmas, então... Espero profundamente que esse post possa facilitar em algumas coisas. :)
E então, vamos lá?

Vou dividir esse post por categoria, okay? ENJOY!








Confesso que, dá primeira vez que me deparei com ideia de ser uma ilustradora freelancer eu fiquei com medo.
Não sei, mas, acredito que todo mundo aqui fica com medo quando se depara com algo novo em sua vida ou uma situação nova, correto? Da mesma forma eu fiquei.
A primeira coisa que tem que ser feita apesar do medo é: encarar o desafio/ a situação!


 Você vai pensar que:
-Terá muitos clientes logo de primeira;
-Vai pensar também que todo cliente é um amor de pessoa e vai aceitar o seu trabalho;
- As pessoas levarão a sério o seu trabalho e pagarão por ele sem reclamar;
-Terá um pedido atrás do outro;

A minha resposta pra tudo isso é: Não, não, depende e não.
Essas são uma das inúmeras expectativas que gerei e que foram bem fails.
Tive que pesquisar bastante e perguntar muito as pessoas que estão nesse ramo há mais tempo que eu e mesmo assim, ainda tenho dúvidas.
Mas, tenho cautela quanto às expectativas.




O primeiro trabalho, e a primeira cliente foram além do que eu havia imaginado.
A cliente foi um amor de pessoa, aceitou o meu trabalho, o preço e ambas as partes saíram satisfeitas.
Mas será que todo cliente é assim? Minha resposta pra isso é: Depende!
Você vai se deparar com muitas situações chatas e outras maravilhosas! 
Mas, nem toda pessoa é um amor, é educada e delicada, mas você tem o dever de agir e responder educadamente. Nem que você tenha que contar até mil. 
Lembre-se, o poder da comunicação + educação ajuda em muita coisa e evita muitas frustrações e situações constrangedoras!
Existem alguns tipo de clientes do bem, clientes sumidos, clientes indecisos, porém, do bem.

-Clientes do bem: São aqueles que você vai querer apertar! Sim, são amáveis, são compreensíveis, são sinceros na hora de dizer que não gostou do desenho, são direitos, pois, compreendem o preço e  entendem do porquê dele ser o que é.
Entendem e compreendem os imprevistos e é claro, pagam! xD

-Clientes sumidos: São aqueles que vão te dar uma dor de cabeça e te deixar frustado, pois eles vão solicitar o seu trabalho, ambos vão resolver como será o serviço e por fim vai pedir o nº da sua conta para depositar o dinheiro e SIMPLESMENTE VÃO SUMIR! Isso mesmo, não vão retornar as mensagens, não vão dizer se desistiu do serviço, e muitos menos vão querer ter responder e dizer o real motivo do sumiço.

-Clientes sumidos versão 2.0: Sim, existe a segunda versão! São aqueles que pedem tudo, você manda o orçamento e eles simplesmente somem, porém, você vai lá e pergunta se vão querer o serviço e eles vão dizer que não, apenas um "não! :)" com um lindo, frio, irritante, FRUSTANTE SMILE!
E, se você não correr atrás pra perguntar, eles NUNCA retornam!

- Clientes indecisos, porém, do bem: Eles são um amor, vão aceitar o seu trabalho, o preço, tudo as mil maravilhas, PORÉM, vão ficar indecisos pra tudo, digo, para o trabalho e precisarão de sua ajudinha.
Você terá que ajudar a empurrar a linha de raciocínio deles para finalmente resolver como será o serviço. 


Confesso que como freelancer iniciante, eu pensei que teria MUITA oportunidade de mostrar o meu trabalho. A resposta que tive disso é: Depende! 
Às vezes eu conseguia e outras não. Assim como TER muitos trabalhos para fazer, eu precisava ter em mente que existem inúmeras pessoas que fazem a mesma coisa que eu. 
E, confesso que fui muito ingênua em pensar isso!
Outra coisa que reparei muito, é que: até eu conseguir clientes fixos e em peso, sempre estarei nesse lengua-lengua de patroa feat. empregada para desempregada.
Você vai se deparar com essa situação e se caso você NÃO se deparar com ela, meus parabéns você desbloqueou a função "Realidade pé no chão" e "Trevo de quatro folhas.".





Um dos meus medos foi isso!

“Quanto devo cobrar?”
“Não posso deixar muito caro e nem muito barato!”
“E a concorrência? Como será que eles cobram?”

Pois é! Essa é mais uma coisa que você vai encarar assim como eu me encarei.
Um post que me ajudou muito e que foi uma luz para a minha pergunta sem resposta foi do blog da Aninha do Madly Luv
Ela me ajudou muuuuuuito e esclareceu muita coisa!
A primeira coisa que você deve ter em mente é: Não tenha medo de cobrar o seu valor!
E, sim, VOCÊ VAI TER MEDO DE COBRAR! ESSA É A VERDADE!

- Tá Bell, mas quanto devo cobrar?- leitor perguntando
Minha resposta pra isso é: Depende. (deve ser a décima quinta vez que uso essa palavra!)
Mas, esse “depende” não te dá entrada para cobrar "porquinho" pelo amor de Deus!

Uma das coisas que a Aninha compartilhou e achei bem interessante postar aqui e garanto que através desse simples trecho, ou você lendo o post completo dela, vão te ajudar muito a ter uma noção do quanto deve cobrar! 


"Quando eu acreditava que cobrar 100 reais era um preço ótimo para fazer um projeto de web completo, recebi um e-mail um dia de um designer que estava a anos no mercado e achou meu portfólio (na época chamava-se Madly Luv Designs). Foi um e-mail que mexeu muito comigo. A pessoa não falou mal do meu trabalho, também não elogiou horrores, mas me deu um conselho que levo até hoje: É preciso entender que o seu trabalho não é uma simples brincadeira, e, mesmo se for um hobbie como outro qualquer, tem o seu valor. Você se dedica, estuda e dá o seu melhor. Vale mais ainda quando se faz com prazer. Se ama o que faz, a tendência é só melhorar!" -Aninha Madly Luv

Para você conseguir gerar um valor razoável é necessário somar o seu tempo + os materiais que você gasta + o seu conhecimento.
Mesmo que você  não tenha formação é seu direito cobrar de forma justa! 
Foi nesse meio que consegui gerar um valor “razoável” para o começo de tudo.
Você DEVE levar em conta que, não se pode cobrar um valor quase que de GRAÇA, sabendo que outra pessoa cobra um preço justo.


Você deve ter estratégias e APRENDER com a concorrência. Digo, estratégias saudáveis, por favor!
Não vá querer passar a perna no coleguinha, hein? #DeusTáVendo!

-Faça promoções: Por pequenos períodos, afinal você precisa voltar a cobrar pelo preço original de seu trabalho, você não vai ficar na terra das promoções para todos sempre e sempre, né?
Acredite, isso funciona muito! ;)
(Eu poderia incluir o sorteio na dica acima, porém, o Facebook proíbe esse tipo de concurso até onde sei!)

-Pesquise: Pois é, pesquisar sobre algumas táticas que a concorrência faz, avaliar algumas ideias que você tem em mente para conseguir clientes também é bom.

-Pesquisa de público: também funciona, por exemplo: blogs masculinos, blogs alternativos (moda alternativa), blogs literários, blogs com coisas kawaii (estilo lolita, sabe?) e etc.
Existem trocentas pessoas procurando ilustrações para essas categorias, e é uma boa você trabalhar/ criar esse tipo de ilustração para tal público.
Dicas: Se inspirem em sites como LookBook, Pinterest, Tumblr de editoriais como Miles to Go, sites como MaleScene e Fuckin Young! também ajudam.
Você conseguirá inúmeras ideias e assim, poderá aumentar o número de clientes.

-Aperfeiçoamento: Psé, você vai ter que aprender a usar aquele "pograminha" filho da mãe que te faz sofrer, afinal, o visual, as cores, a organização, o traço contam muito pro interesse do cliente.


Agora vamos as ciladas!
Fuja de ciladas como: 1-" te pago com divulgação.", ou 2-" faz, uma ilustração pra mim e depois eu te pago...", 3-" quero um cartão de visita, um mascote, uma paçoca, uma xícara no estilo de tal personagem e uma caneta de gel com cheiro de Nutella.":

  1. Entenda que, o número de divulgação não vai representar e muitos menos fazer com que você tenha encomendas, ou melhor, pessoas interessadas em seu trabalho. As pessoas podem gostar do seu trabalho, mas nada garante que elas vão querer pagar por ele.
  2. Entenda que², não existe esse lance de "pagar depois"! Você só vai aceitar o trabalho e faze-lo quando metade dos 50% for paga, e a pessoa lhe mostrar o comprovante de que foi pago. Depois da ilustração finalizada, só MANDE DEPOIS que o restante dos 50% for depositado e com comprovante também!
    Mais uma coisa,  prints, fotos sobre o passo-a-passo do trabalho tem que ser com carimbo também, okay? Pode ser apenas o seu nome, afinal, você está mostrando que o serviço está sendo feito.
  3. Existe muitos clientes que pedem trocentas coisas e acham que você vai cobrar apenas R$5,00 só que quando você manda a real, o cliente diz que é pra você que foi um "teste" e a quantidade x era outra.
    Não existe esse lance de "teste"e"noção" se você/cliente quer tal trabalho, diga sem rodeios ao ilustrador e tenha em mente que todas essas trocentas coisas vão sim sair caras, a não ser que o ilustrador que você solicitou o serviço esteja fazendo um preço muito inferior ao do colega de trabalho - o que é errado, prejudica o coleguinha do mesmo ramo!
    Agora você, caro ilustrador iniciante se já se deparou com isso é melhor pensar muuuito na proposta e ver se realmente vale apenas dizer um "sim", pois muita das vezes a pessoa vai te enrolar com esse lance de "teste" e talvez nem queria pagar pelo valor sugerido por você.
    Quanto ao lance "no estilo de tal personagem", é mais uma cilada caran!! ~corre~
    Estilo, inspiração, base ou cópia mesmo é CRIME! Se você aceitar fazer um serviço parecido, ou existente você terá uma linda dor de cabeça e um processo nas suas costas por plágio. Portanto, deixe claro ao cliente que isso é crime e que você não aceita fazer esse tipo de serviço! :)
    Um adendo: Isso serviria para ilustradores autorais e não técnicos. Para saber mais, leia esse artigo: aqui! *obrigada Marlos pelo toque! :D * 

*-PARA FINALIZAR,UM LINDO SPEED PAINT-*


Bom, por enquanto é só pessoal, eu realmente espero que tenham gostado e que tenha tirado algumas dúvidas de vocês que estão iniciando no ramo, e que ele e os links que mencionei os ajudem!
Bom, é isso!! Até o próximo post e cometem, hein?
Bye bye!! º 3º)/
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oi Bell '3' /o/
    Gostei desse tema e do jeito que vc abordou '3' . Tem um pdf muito bacana para download gratuito, se chama Guia do Ilustrador, tem umas dicas muito legais e extremamente úteis, acho que vale a pena dar uma olhadinha '3'
    Continue com o blog legalzudo ~'3'~

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!