10 novembro 2012

Dicas de Bell-14 tipos de tons de pele

Hellow guys!!! o/

Hoje o tema do "Dicas de Bell" será sobre os tons de pele que muita gente não sabe, ou não procura saber/analisar os outros tipos de tons para a pele.
Por exemplo: digamos que eu tenho um lápis num tom de pêssego ou rosa claro que da qual eu utilizo muito e que está acabando. Como eu não quero que ele acabe muito rápido, utilizarei outros tons que darão um contraste à pele e que imitará a cor do mesmo.
Olhando esse caso, que muita das vezes acontece comigo e creio que acontece com vocês também eu analisei um ou dois vídeos que são muito bons e que vem ganhando muitos apreciadores.
Contudo não abandono a técnica do "claro para o escuro", mas, acho gratificante experimentar essa inversão: "do escuro para o claro" deixa o desenho com contraste e saturação que da qual chamam muita a atenção tanto das pessoas que apreciam o desenho quanto para o próprio artista.
Achei bem bacana compartilhar essa experiencia com vocês, e ensina-los como se faz.

Segue abaixo o vídeo :





 Explicação: Irei chamar a tutora do vídeo de BlueRose -nome do canal dela- pois bem, nesse vídeo é possível observar que ela colore os desenhos de um jeito diferente... melhor... comum. A BlueRose colore no estilo degradê: do mais escuro ao claro.
Irei explicar como funciona: Primeiro ela usa o tom mais escuro para as partes da sombra que o desenho projeta, depois ela parte para a cor secundária, uma cor menos escura passando por cima da cor anterior e consequentemente as cores se misturam e ficam suave, fazendo com que seja uma segunda "camada" de sombra, e em seguida ela usa a cor comum-mais clara- para dar o toque final.
A única diferença do vídeo para o nosso desenho são os lápis.Os lápis que ela usa são da Prismacolor (bem superiores aos da Faber Castell) as cores são bem fortes e de fácil mistura, parecem lápis pastel seco (esse é o x da questão!). Mas, isso não influi em nada afinal, "quem não tem Prismacolor, pinta com a Faber Castell! ".

Eu fiz abaixo um quadro com diferentes tons de pele com o mesmo propósito: Substituir a cor mais usada ou utiliza-la menos possível.
Segue abaixo a tabela de cores e a tabela dos tons combinativos para a pele:




O primeiro tom de pele é o que a BlueRose usa com mais frequencia. Analisaremos e aprenderemos por fileira, ok?

Vamos lá!

1º circunferência da primeira fileira: é a combinação que ela mais utiliza: Roxo (035) para a primeira camada de sombra em seguida utiliza a cor salmão (031) que passa por cima da primeira cor fazendo com que este se misture e que seja uma outra camada de sombra, por último o Rosa claro (032) que se mistura com a cor do salmão fazendo com que a cor da pele fique "limpa" e bonita. Vocês podem usar o vermelho (021) para o blush do personagem em movimentos circulares, bem leve. Eu fiz um mini tutorial para esclarecer melhor; não é diferente das outras cores o procedimento é o mesmo.



2º circunferência da primeira fileira: A primeira cor usada para a sombra (para as partes onde se projeta a sombra na pele) é o laranja (013),  segunda camada de sombra rosa claro(cor de pele) com um traço forte e na terceira camada use novamente o rosa claro mas, num tom leve.

3º circunferência da primeira fileira: A primeira cor usada para a sombra cinza escuro (097), para a segunda camada de sombra usa-se a mesma cor mas num tom leve, em seguida o rosa claro e para finalizar a cor passe por cima o laranja claro (009).-esse tom de cor pode servir para personagens com a pele pálida usando apenas as três primeiras cores.

1º circunferência da segunda fileira: Marrom terra (090) para a primeira camada de sombra, para a segunda camada de sombra laranja claro (009), terceira camada sólida (que não é sombra; é como se fosse a base das outras cores; um tom mais claro que as anteriores.) rosa claro.

2º circunferência da segunda fileira: Primeira camada de sombra púrpura (094), segunda camada de sombra laranja claro (009), terceira camada sólida rosa claro.

3º circunferência da segunda fileira: Púrpura(094) para a primeira camada de sombra, segunda marrom terra (090), terceira laranja claro (009) e quarta camada sólida rosa claro.

1º circunferência da terceira fileira: São as mesmas cores da 1º circunferência da segunda fileira mas, SEM o marrom terra, sendo substituído pelo marrom (076).

2º circunferência da terceira fileira: Pode ser usada para personagem orientais (para aqueles que seguem "a risca" as raízes da história oriental, ou quer inovar). Amarelo(007) para a primeira camada, segunda camada ocre (082 (conhecido como bege ou amarelo queimado)), terceira camada rosa claro.*

* É necessário passar o rosa claro por cima das duas cores para suavizar o tom amarelado.

3º  circunferência da terceira fileira: Pode ser usada para personagem com muita melanina - tingimento da pele- com a pele bem forte, e o blush das bochechas bem rosadas.
Usa-se o rosa púrpura (028), segunda camada rosa salmão (031), terceira camada sólida rosa claro.

1º e última circunferência para pele clara da quarta fileira: Primeira camada de sombra marrom (076), segunda camada laranja (013), quarta camada sólida rosa claro.

Agora, aprenderemos com os tom escuros para pele escura:

1º circunferência da primeira fileira: Primeira camada marrom terra (090), segunda camada canela (089), terceira camada sólida área (010 (conhecido como nude, para quem não tem pode usar o rosa claro num tom bem leve, mas equilibrado)).

2º  circunferência da primeira fileira: Serve para personagens afro-descendentes. Marrom escuro (077), segunda camada chocolate (092), terceira e última camada marrom (076).

*1º  circunferência da segunda fileira: Marrom escuro (077), segunda camada chocolate (092), terceira camada marrom terra (090), por último laranja escuro (015) (use essa cor nem tão forte e nem tão clara, tente mistura-la com o marrom terra).

* 1º circunferência da terceira e última fileira: Marrom terra(077), canela (089) e por último o laranja escuro (015)

* essas duas fileiras podem servir para pele indígenas com a coloração parecida com barro, dependendo dos personagens.

Recomendo que experimentem esses tons numa folha separada para não haver frustações.

Essa postagem foi uma espécie de "4 em 1"  espero que tenham gostado e para concretizar essa postagem eu fiz dois desenhos mostrando que esses tons funcionam.
O primeiro desenho intitulado como "Maria Grande & João Pequeno" (personagens ilustrativos de uma história que será inventada por mim, com a intenção de mostrar as qualidades que pra eles são defeitos.) foram uma tipo de treinamento; gostei muito da técnica do vídeo e quis experimentar.
O segundo desenho é uma adaptação da música do grupo sul coreano T-ara-Apple que como vocês podem ver eu estou "pegando o jeito da coisa"; utilizei a "segunda circunferência da segunda fileira" (meu pai que deu a dica! LOL) achei bem interessante e ao mesmo tempo extremamente lindo.
Ainda irei terminar o segundo desenho, achei melhor mostra-los aqui para comprovar que os tons de pele que eu inventei (tirando o primeiro que é do vídeo) dão certo.


Bom, é isso pessoal espero que tenham gostado e me desculpem a demora, infelizmente minha internet é extremamente horrível o jeito é ter muuuuuuita paciência e ir usando-a até lá (até meu pai colocar o bendito do telefone fixo! (só para terem uma ideia essa postagem estava sendo editada desde a semana passada, pra vocês verem como essa internet é "óóóóótima"!¬ ¬) espero que tenham paciência com os desenhos do cantinho do leitor.
Sei que eu estão beeeeeeeeeeeeem atrasados e peço desculpas por isso, mas tentarei o possível e o impossível para postar os mais de trinta desenhos que recebi, isso mesmo TRINTA desenhos (uHUAHSUAHSUHAUSHUAHU tô frita!! XD (momento de descontração... XD)).

É isso meus lindos e lindas aspirantes a mangá!!
Beijo beijo e até mais!! º 3 º)
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. lindooooooooooooooooooooooo :3 Bells sua lindja ficaram lindos seus desenhos *3*)~~<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kao-chan (Pedro!:B)!! o/
      Haha que bom que gostou!! *_*
      Beijo beijo! º 3 º)

      Excluir
  2. ei Bell seu blog é mt bom *__*,me ajudou bastante(comecei a desenhar esse ano u.u)
    Hum mas tive uma duvida,geralmente a paleta que vc mostra é a da Faber Castell,então a maioria que você usa são as da Faber?
    E por curiosidade hehe,já usou as prisma colors?
    Alias parabéns pelo blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sayu!!! *-*
      Ainnnn que gostou, isso me deixa muito feliz saber que as pessoas estão gostando do blog!!! * ^ *
      Sinto como se fosse tipo "missão cumprida" ,sabe?
      Sim, sim eu utilizo a paleta da Faber!! o/
      Não nunca usei, mas, dá para perceber o seus "elementos" analisando o vídeo!! (Quem dera ter Prismacolors!! *-*)
      Novamente muito obrigada!! =D

      Beijos! º 3 º)

      Excluir
    2. Hehe deve ser um sentimento bom do "missão cumprida",
      Realmente pintar com Prismacolors deve ser otimo u.u
      mas por agora eu não me importo muito ainda não sei colorir bem
      e eu que tenho que agradecer pelas dicas
      Continue postando e parabéns denovo hehehe
      bjs :3

      Excluir
  3. Adorei as ilustrações, ficaram tão lindas!♥
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  4. Bell, acho incrivel como vc consegue se superar tanto ao passar do tempo, simplesmente os desenhos estão incriveis, tomara que vc continue assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LeandroNaves!!o/
      Haha que nada, falta muito ainda... mas, fico feliz que goste, é um estimulo para continuar a fazer mais e mais desenhos!! =D
      Obrigada!! *-*

      Excluir
  5. bell,,,que desenhos lindos!!!!achei incrivel****
    a dica tbm vai ajudar bastante mesmo,,,,kkkk...vc é incrivel**nao só pq desenha lindo mas pq faz com a gente se inspire....eu realmente estou bem apagada,,,e queria reverter essa situaçao...sei lá acho que estou assim pq é fim de ano e é meu ultimo ano na escola!!!kkkk...nao sei..só quero voltar a desenhar...e treinar,,,,bom...**
    só uma pergunta vc usa alguma folha especial para desenhar..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jenny!!
      Quanto tempo!! *-*
      Haha THANK YOU SOOOOOOOOOOOO MUCH!! > <'
      Que ótimo que irá te ajudar, hehe que isso Jenny, obrigada!! *.*
      Entendo como se sente, eu também me sentia assim quando estava no último ano da escola... mas, é isso a vida continua o importante é nunca se esquecer dos amigos da escola!! =D
      Eu utilizo o bloco CredeArt A4 (aquela folha bem durinha, para desenho!).
      Beijo flor!! º 3 º)

      Excluir
  6. ahhh esqueci de dizer,,,sobre o video eu tbm andei assistindo as lindas obras da bluerose...até fiz um desenho para um concurso tentando utilizar a tecnica dela,,claro como vc disse os lapis dela sao bem mais superiores..mas até que o desenho ficou bonito...eu espero logo estar postando o desenho,,mas se quiser ver qual é,,está no meu devianart(mangá lolita),,certo!!!!bjuss e abrços flor,,te adoro*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim TODOS os desenhos delas são extremamente lindos!! *_*
      Sim, pode deixar que vejo!! =D
      Beijos!! º 3 º

      Excluir
  7. Adorei, mesmo o seu blog, amo tanto desenhar quanto cachorros! Precisava muito de umas dicas assim! Obrigada pelas dicas e ajuda, também vi que você está fazendo uma campanha a favor de adoção de animais abandonados,a favor e muito, adorei este poste sobre cores de pele!
    Ei! Quer fazer parceria com o meu blog de cachorrinhos, seria uma honra!!
    **http://doglovers-oficial.blogspot.com.br/**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kimberly!!! *-*
      Muito obrigada querida, fico muuuuuuuuuuuuuuuuuuito feliz que tenha gostado do blog, ultimamente eu ando meio que sem net (internet móvel(aquelas de kbps)) mas, faço o possível para postar o melhor para vocês!
      De nada querida, é um prazer poder ajudar mais vocês.
      Sim, sim como eu amo animais e não posso abrigar todos, compartilho essa campanha para conscientizar o pessoal à adotar os bichinhos que também são parte da nossa família.
      Thank you pela visita!!! * n *
      Volte sempre, aceito sim a parceria só tenha um pouco mais de paciência pois, minha net é horrível (estou na casa do meu primo, por isso vi seu coments!! ^^) em breve eu colocarei seu banner aqui, ok?
      Beijos beijos, volte sempre!! º 3 º

      Excluir
  8. Olá Bell, não prestei muita atenção neste post (por que não gosto de colorir, sou muito ruim) mais estava vendo alguns tutos sobre mangá muito bons, aliás a esportista ficou muito legal (não comentei la por que acho estranho posta em posts já passados). Já desenho desde pequeno com o incentivo dos meus pais, e agora estou tentando desenhar personagens (antes eu só desenhava carros) e os tutos ajudaram muito ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno_henrike, tudo bem com você?
      Muito obrigada pela visita Breno, e fico hiper feliz quando alguém diz que foi útil os tutos do blog, isso me deixa muito feliz do tipo: "Fiz uma boa ação hoje" e isso me deixa com o coração alegre!!
      Volte sempre e espero que o blog sempre lhe seja útil!!
      Beijos!! º 3 º

      Excluir
  9. Yoo Bell-chan! Aqui é o Kao-chan ( peter ) do Tokyo shoujo...
    Eu vim convidar você para participar de um concurso. Se interessar você confira lá no post:

    http://centraltokyoshoujo.blogspot.com.br/2012/11/explicacoes-e-algumas-sugestoes.html?showComment=1354546175531#c192171998113713919

    Matta ne *3*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoooo Kao-chan!!! lol
      Obrigada pelo convite, verei se posso participar!!
      Beijos!! º 3 º)

      Excluir
  10. Yoo Bell-chan ^^
    Vim aqui só para avisar que você recebeu selinhos meus, confira:
    http://centraltokyoshoujo.blogspot.com.br/2012/12/ganhei-selinhos.html

    ResponderExcluir
  11. Esse post foi muito "ajudativo" (estou na falta de um termo melhor... rsrsrs. Será que poderia ser "esclarecedor? to na dúvida...). Esse estilo de pintura dá um efeito bem legal e diferente, parece que foi feito no computador... Futuramente, eu tentarei, mas preciso treinar mais meu desenho!
    sanduichedeassunto|blogspot
    (PS: Adorei a branca de neve, mas acho que você poderia ter feito a maçã mais vermelha...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geronda!! *-*
      Muito obrigada pela sua visita!!!
      Haha que bom gostou desse estilo de pintura!!! ^^
      Thanks pela dica da maçã, estava imitando as cores olhando uma maçã mesmo, a que estava comigo não era muito vermelha!!! XD

      Volte sempre!! \o/
      Beijos! º 3 º)

      Excluir
  12. Posso usar o cinza 696 envés do 097?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, você não errou a numeração? Na tabela acima não consta esse número. ;/

      Excluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!