21 fevereiro 2013

24º Tutorial/Digital Art - Aprenda como fazer uma Line Art pelo mouse

Yooooo \o

Aqui quem vos fala é o moderador Brendon e hoje estou postando o meu primeiro tutorial \o\ /o/ \o/ /o/ \o\

Bem hoje irei ensiná-los como fazer uma Line Art. Mas antes de começar  vamos ter um conceito básico do que é Digital Art e Line Art:

  • Digital Art: É toda arte que é produzida, criada, gerada em um ambiente gráfico digital, utilizando de processos digitais e virtuais. (Ou seja, é um campo enorme de conhecimento e com inúmeras aplicações)
  • Line Art: Basicamente desenho de unica cor (podendo ser com lápis, caneta ou digital),  é um desenho com pequenas ou nenhuma área sólida, sem efeito de sombras, ou qualquer outro efeito, sendo limitado apenas a algumas hachuras.
Imagem ilustrativa-Fonte: deviantART
Fazer uma Line Art para quem tem tablet ou mesa digitalizadora é relativamente fácil pois ele irá desenhar como se tivesse com um lápis, caneta ou afins. No entanto fazer uma Line Art no computador através do mouse é um pouco mais trabalhoso e complicado, e tem 2 métodos utilizáveis: Seguir passo a passo (do esqueleto à concepção final) ou o clássico "copiar por baixo". Para facilitar o entendimento de vocês utilizarei o desenho do primeiro tutorial do blog como exemplo.
O programa utilizado no Tutorial foi o Manga Studio Ex 4, é um programa criado pela Smith Micro com a finalidade de criar desenhos mais especificamente para criar mangas, ele tem todo um suporte para criar um bom manga. Nessas imagens podemos ver um exemplo de uma página feita por esse programa, além do mascote oficial  >3<.

Imagem ilustrativa-Fonte: Google/Imagens/Manga Studio

Como podem ter notado da para colorir através desse programa, eu não recomendo isto já que existem programas próprios, mas isto é um outro tutorial que estou preparando com todo carinho. Deixando isto de lado vamos voltar ao nosso tutorial XD.

Bem como disse anteriormente fazer Line Art é simples mas precisará de bastante atenção, ou seja, não tem segredos.

Pré-Passo 1 (Parte 1): Antes de iniciar você deve notar na aba Layers que tem no programa tem duas Layers mas nota-se que as imagens de seus lados são diferentes, bem basicamente a Layer de baixo, que contém dois quadros amostra sendo um azul e branco é para rascunho, para você fazer o esqueleto do seu personagem e a de cima para você fazer a arte final. Caso essa janela não esteja aparecendo no seu aperte o botão F4.

Pré- Passo 1 (Parte 2): Renomeie as Layers sobre o nome de Final e Rascunho no sentido de cima para baixo, para renomear de dois cliques em cima da palavra Layer, selecione a Layer Rascunho.

Passo 1 :  No Beginner's Assistant deixe na aba Draw, é a unica aba que nos interessa neste tutorial, Selecione o Elipse e faça uma circunferência, em seguida selecione a curve, que é a que mais utilizaremos, para selecioná-la tem duas formas através da aba tools, você pode ativa-la apertando o botão F2, ou apertando a letra U até essa ferramenta estar selecionada, normalmente não ultrapassa de duas vezes.

Passo 1 Observação: Devem estar se perguntando porque aquele quadrado laranja na imagem, bem eu irei explicar. essa ferramenta é um grande diferencial no Manga Studio nela você pode escolher livremente a grossura da sua linha, sendo que sua medida é em milímetros variando de 0.06 à 10.00. Mas para um rascunho eu recomendo que não mecha no valor padrão (0.12).

Passo 2:  Com a curve selecionada defina o perfil do rosto e queixo e as linhas de referência dos olhos, nariz e boca. Nessa parte você terá que ter bom senso pois não tem como criar uma face com apenas uma curve, você terá que usar quatro ou cinco curves para fazer um contorno perfeito.

Passo 3:  Após feito isto mude de para a Layer que no inicio deste tutorial nomeamos como Final.

Passo 4: Agora você começará a fazer a sua arte fazendo novamente o contorno do rosto e a primeira parte dos olhos e a sobrancelha. Não fique preocupado em redesenhar perfeitamente em cima do rascunho, pois como a palavra disse é um rascunho e a obra final pode ter tamanho e contorno um pouco diferente, mas claro sem desviar do projeto inicial.

Passo 4 Observação: para fazer as sobrancelhas e olhos vocês usaram mais de uma curva, vocês podem fazer 2 ou mais curvas dependendo do seu estilo , interligá-las perfeitamente sem deixar espaço e depois usar o clássico balde para pintar de preto, você pode ativá-lo apertando a letra G ou mesmo no Beginner's Assistant.

Passo 5: Você finalizará o seu olho colocando cílios, se necessário, e iniciará a fazer o cabelo. Dependendo de seu personagem você terá que apagar parte da face na arte final. A borracha esta no Beginner's Assistant.

Passo 5 Observação: Bem outro diferencial no Manga Studio é o que mostrarei agora, e que ajuda bastante a fazer um trabalho mais limpo e bonito. Lembra do local onde comentei que da para regular a largura da linha ? pois bem lá tem outro recurso o Stroke-In, basicamente a linha "ficará mais fina" dependendo do local que você escolher, inicio ou fim. Para ativá-lo basta clicas nos "certinhos" que estão dentro dos quadrados laranja.  Abaixo tem exemplos de como pode ser ligado (quando o certinho esta azul significa que esta ligado).

Passo 6: Termine o cabelo, cabelo, cílios, boca, a roupa da personagem e claro delete a Layer rascunho  XD

Passo 6 Observação: No cabelo, dependendo do seu tipo usará bastante o Stroke-In nesta parte. Procure estudar desenhos de outros artistas para ajudá-lo a visualizar aonde utilizará.

Passo 6 Observação: Para deletar uma camada, você deve estar na janela Layers (aquela que você aperta F4 para ativar), clique com o botão direito e clique em delete.

Observação Geral: Na parte dos olhos desenhe a parte do brilho para usar como referência para quando for pintar.


PS: A técnica do "copiar por baixo" nada mais é do que você ter um "esqueleto" do seu desenho pronto, importar a imagem e já pular todo esse tutorial para a parte da Layer Final. Para importar uma imagem basta ir em File>Import>Image File... e ajustar a imagem conforme o seu desejo.

Bem isto é tudo que eu tinha para passar, espero que não tenha ficado muito grande e que esteje de fácil entendimento xD
Para os que não tem o programa não fiquem preocupado pois em um próximo post eu coloco os links para download, no momento eu e a Bell estamos discutindo sobre isto
Até a próxima pessoal \o
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLÁGIO É CRIME!!!
NÃO PEGUE ESTE POST OU AS IMAGENS CONTIDAS NELE SEM A PERMISSÃO DO AUTOR DO POST OU DA AUTORA DO BLOG, SE CASO PEGAR, COMUNIQUE ATRAVÉS DO EMAIL DO BLOG  E DE OS DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG MUNDO MANGÁ!!!
E-mail: mundomang@gmail.com ou entre na página de contatos e mande a sua mensagem!!!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Cara eu não entendi muito o tuto, fiquei meio confuso nas imagens, e o duro é que o manga studio é pago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno!! o/
      Olha primeiramente obrigada pela sua opinião, você foi sincero, muito obrigada!!
      Olha, esse tuto serve para aqueles que tem o Manga Studio EX 4, o Bredon irá liberar o Manga Studio free (crakeado) para Download, fique tranquilo, ok?? *-*
      Beijos!!! º 3 º

      Excluir
    2. Oi Breno ^^
      Bem sobre o tutorial não se preocupe você entenderá melhor quando tiver o programa, eu estou vendo um modo para diminuir o tamanho dos arquivos para ficar mais fácil para o pessoal que não tem ter o programa. Quanto as imagens foi o melhor que pude fazer pois estenderia muito o tutorial. Se achar que eu tenho que melhorar algo por favor diga para eu poder melhorar nos meus próximos posts. Não se preocupe assim que tiver o programa você entenderá melhor!!! Pois neste tutorial eu simplifiquei o máximo que pude ^^
      Se você tiver com o programa e mesmo assim não entender me procure no facebook que eu explico de outra forma para você...

      ~~Brendon

      Excluir
  2. Mais como que eu faço pra abaixar isso me passa o linkin por favor ^^

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!